O seguinte é um guia DIY para reparar roscas danificadas em uma pinça de freio Brembo dianteira no STI.
A Subaru utiliza um parafuso de aço (19 mm) para fixar na pinça de alumínio. Os metais diferentes estão sujeitos à 'corrosão galvânica', onde o alumínio se 'liga' ao aço. Então, quando você for remover esses parafusos, muitas vezes a rosca de alumínio na pinça sai com eles e, pronto, as roscas se foram e você está meio que ferrado (ha). Mas um kit de reparo de rosca helicoidal pode salvar sua pele.
Outra parte do problema pode ser que esses parafusos são frequentemente apertados incorretamente em excesso para 114 pés-lb de torque, enquanto eles só precisam ser fixados em 80 pés-lb.
-------------- Instruções Breves --------------
(1) Estacione o carro, prenda e levante a extremidade dianteira
(2) Remova as rodas dianteiras
(3) Desconecte a mangueira de freio da pinça e remova a pinça
(4) Use o kit helicoidal para reparar/restaurar as roscas danificadas.
(5) Reinstale.
***Optei por instalar mangueiras de freio de aço inoxidável na mesma sessão.
--------------- Ferramentas necessárias ---------------
(1) Furadeira com pinça que aceite uma broca de 31/64.
(2) Kit helicoidal #554412 (kit de reparo de rosca M12 x 1,5 x 18 mm) ***18 mm significa o comprimento das inserções depois de instaladas. Na embalagem, elas têm cerca de 1 cm de comprimento sem instalar.
(3) Macaco, cavaletes, calços de roda.
(4) Chave de soquete.
(5) Soquetes (6 pontos preferenciais): rasos/regulares de 19 mm e 12 mm.
(6) Trava de rosca vermelha Permatex. Isso é vendido na maioria das lojas de automóveis regulares. Existe uma versão de alta temperatura disponível, que é boa para 450F, mas você terá que encontrá-la ou encomendá-la na internet.
(7) ***Opcional*** Chave de impacto - a ar ou elétrica. Só consegui remover os parafusos danificados/travados com meu impacto elétrico. Comprei o meu na harbor freight por cerca de US$ 40.
(8) Barra de disjuntor
(9) Adaptador giratório de soquete
(10) Alicate de ponta fina pequeno x2 (um para segurar o que for, outro para apertar a mangueira de freio).
(11) Borrifador com água e sabão.
(12) Toalhas de papel/panos.
(13) Grampos manuais Irwin quick grip x2 (12 polegadas).
(14) Peça de 1 pé de madeira 2x4.
(15) Fita adesiva azul para pintor.
(16) Simple Green/desengraxante/limpador.
(17) Escova de dentes velha
(18) PB blaster/óleo penetrante/óleo de corte para rosquear
(19) Pedaços de papelão/caixa velha
(20) Calços de madeira
(21) Óculos de segurança/proteção para os olhos
(22) Alicate de ponta fina
(23) Quase esqueci, a broca 31/64 (não vem com o kit helicoidal)
--------------- Instruções detalhadas ----------------
(1) Estacione o carro em uma superfície plana, engrenado.
(2) Afrouxe ligeiramente as porcas das rodas dianteiras
(3) Bloqueie as rodas traseiras, levante a extremidade dianteira do carro, aplique os cavaletes nos locais apropriados. ***Não aplique o freio de emergência, pois você precisará desconectar as mangueiras de freio das pinças e, se o freio de emergência estiver engatado, ele pressurizará o sistema e possivelmente causará vazamento excessivo ao fazê-lo.
(4) Remova as rodas
(5) Desconecte a montagem da mangueira de freio do suporte com um soquete de 12 mm.
(6) Usei um alicate de ponta fina pequeno para apertar a extremidade da mangueira de freio original para que o mínimo de fluido possível escorresse quando a extremidade fosse desconectada. Usei um pouco de papelão ao redor da mangueira de freio e, em seguida, os alicates de ponta fina. Não aperte muito para não danificar a mangueira.
(7) Desconecte a mangueira de freio da parte traseira da pinça soltando o parafuso banjo de 12 mm. Não perca as 2 pequenas arruelas de metal. Uma pequena quantidade de fluido de freio escorrerá. Não deixe isso cair em nada - roupas, tinta, revestimento em pó da pinça. Use um borrifador cheio de água e sabão para borrifar tudo quando os fluidos de freio caírem e, em seguida, limpe com toalhas de papel. Em seguida, cobri o orifício na pinça com um pouco de fita adesiva azul para evitar mais vazamentos.
(8) Solte os dois parafusos de 19 mm que prendem cada pinça Brembo ao cubo. Se seus parafusos estiverem 'congelados' na pinça, será muito difícil removê-los. Você terá a mesma sensação de que está cruzando-os, o que você basicamente está... ou seja, o alumínio que está preso a qualquer parte da rosca dos parafusos está estragando quaisquer boas roscas de alumínio à medida que o parafuso sai. Tive problemas para chegar ao parafuso superior porque as porcas/parafusos que prendiam minha suspensão coilover ao cubo estavam no caminho, então tive que colocar o soquete no parafuso à mão, conectar o adaptador giratório e, em seguida, a chave de soquete/barra de disjuntor/impacto. Tenha cuidado quando os parafusos estiverem quase saindo, a pinça pode cair no chão! Se isso acontecer, diga adeus a essa boa pintura em pó (lascas/escamas). Eu tinha um balde curto virado de cabeça para baixo com um pano em cima pronto atrás do cubo para poder colocá-lo se você precisar.
O MOMENTO DA VERDADE Agora você está pronto para examinar de perto a rosca do orifício de montagem da pinça para ver se você está no clube ou não (espero que não!). Se os parafusos saíram aparentemente normais e sem danos, considere-se sortudo, eles provavelmente estão bem, mas verifique novamente a rosca do orifício da pinça de qualquer maneira. Eu também sugeriria usar um parafuso bom/novo para rosquear/desrosquear para verificar. Eu imaginaria que, se houvesse apenas danos mínimos às roscas, um re-roscador ou perseguidor de roscas poderia ser usado para remodelar quaisquer roscas danificadas. Se as suas estiverem OK, você pode não ler mais; se estiverem estragadas, continue.
Aplique fita azul na superfície frontal da pinça para proteção. Ele estará voltado para baixo na furadeira, sentado em um quadrado de papelão.
(9) Prepare sua furadeira. Certifique-se de que esteja nivelada e que a broca esteja vertical. Isso é extremamente importante para que o orifício que você está alargando não fique inclinado e para que o restante do reparo funcione! Se a perfuração, a rosqueação e a helicoidagem não forem feitas exatamente onde precisam estar, não corresponderão aos orifícios de montagem no cubo.
Usei o nível de um esquadro de moldura combinado para verificar se a mesa da prensa estava nivelada e precisei usar algumas cunhas de madeira sob os pés da prensa para deixar tudo perfeito. Coloquei um pequeno quadrado de papelão na mesa da furadeira para proteger a pinça. Usei um pedaço de madeira 2x4 para ajudar a estabilizar a pinça. Coloque a pinça na posição de perfuração e, em seguida, prenda a pinça. Use também o nível para garantir que a pinça esteja nivelada na furadeira nivelada. Use calços de madeira acima/abaixo do 2x4 ao redor da pinça, conforme necessário.
(10) Gire/abaixe a broca várias vezes para garantir que ela esteja perfurando no centro do orifício com base em onde você a prendeu. Abaixe a broca até o ponto em que ela está mal tocando a pinça e, em seguida, gire a pinça/broca à mão, observando as bordas da broca girarem contra as bordas do orifício da pinça que ela estará alargando para garantir que esteja perfeita. Se parecer bom, você está pronto para perfurar o orifício. Leve o seu tempo e avance/saia várias vezes enquanto trabalha em todo o orifício. Use seus óculos de segurança e sopre as aparas ao passar. O alumínio é macio e a broca deve passar sem problemas.
Imagem das roscas danificadas antes da perfuração:
Depois de perfurar:
(11) Agora você está pronto para rosquear o novo orifício com a rosca incluída. ***Uma ferramenta/torneira não está incluída no kit helicoidal. Acho que um alicate de ponta fina pode ser usado para segurá-lo. Usei minha torneira de outro kit de torneira e matriz que tenho. ***É essencial que o orifício a ser rosqueado seja o mais reto/vertical possível. Leve o seu tempo e recue e observe-o de diferentes ângulos para garantir que pareça reto/vertical. Avance e recue após cada algumas voltas para remover as aparas borrifando com um jato de óleo penetrante ou soprando/escovando. Certifique-se de descer até que as extremidades cônicas da torneira passem (além) da parte inferior do orifício até que a parte regular (larga) da torneira esteja rosqueando a extremidade do orifício. Se você não avançar a parte normal (larga) da torneira o suficiente, não haverá roscas formadas adequadamente para a inserção helicoidal rosquear (não passará). Usei bastante PB blaster para borrifar e lubrificar periodicamente a torneira.
Depois de rosquear:
(12) Limpe o óleo de corte/PB blaster das roscas recém-rosqueadas com um pouco de Simple Green e uma escova de dentes velha. Limpe com uma toalha de papel/pano. Limpe/sopre qualquer água/fiapos residuais. As roscas agora estão bonitas e limpas e prontas para a aplicação do trava-roscas. Aplique algumas gotas de trava-roscas.
(13) Agora você está pronto para instalar o helicoidal. Siga as instruções fornecidas com o kit e o diagrama. O primeiro é um momento ansioso, mas depois o resto corre muito bem. Insira o helicoidal na grande peça de plástico em forma de hexágono longo que chamarei de
A Subaru utiliza um parafuso de aço (19 mm) para fixar na pinça de alumínio. Os metais diferentes estão sujeitos à 'corrosão galvânica', onde o alumínio se 'liga' ao aço. Então, quando você for remover esses parafusos, muitas vezes a rosca de alumínio na pinça sai com eles e, pronto, as roscas se foram e você está meio que ferrado (ha). Mas um kit de reparo de rosca helicoidal pode salvar sua pele.
Outra parte do problema pode ser que esses parafusos são frequentemente apertados incorretamente em excesso para 114 pés-lb de torque, enquanto eles só precisam ser fixados em 80 pés-lb.
-------------- Instruções Breves --------------
(1) Estacione o carro, prenda e levante a extremidade dianteira
(2) Remova as rodas dianteiras
(3) Desconecte a mangueira de freio da pinça e remova a pinça
(4) Use o kit helicoidal para reparar/restaurar as roscas danificadas.
(5) Reinstale.
***Optei por instalar mangueiras de freio de aço inoxidável na mesma sessão.
--------------- Ferramentas necessárias ---------------
(1) Furadeira com pinça que aceite uma broca de 31/64.
(2) Kit helicoidal #554412 (kit de reparo de rosca M12 x 1,5 x 18 mm) ***18 mm significa o comprimento das inserções depois de instaladas. Na embalagem, elas têm cerca de 1 cm de comprimento sem instalar.


(3) Macaco, cavaletes, calços de roda.
(4) Chave de soquete.
(5) Soquetes (6 pontos preferenciais): rasos/regulares de 19 mm e 12 mm.
(6) Trava de rosca vermelha Permatex. Isso é vendido na maioria das lojas de automóveis regulares. Existe uma versão de alta temperatura disponível, que é boa para 450F, mas você terá que encontrá-la ou encomendá-la na internet.
(7) ***Opcional*** Chave de impacto - a ar ou elétrica. Só consegui remover os parafusos danificados/travados com meu impacto elétrico. Comprei o meu na harbor freight por cerca de US$ 40.
(8) Barra de disjuntor
(9) Adaptador giratório de soquete
(10) Alicate de ponta fina pequeno x2 (um para segurar o que for, outro para apertar a mangueira de freio).
(11) Borrifador com água e sabão.
(12) Toalhas de papel/panos.
(13) Grampos manuais Irwin quick grip x2 (12 polegadas).
(14) Peça de 1 pé de madeira 2x4.
(15) Fita adesiva azul para pintor.
(16) Simple Green/desengraxante/limpador.
(17) Escova de dentes velha
(18) PB blaster/óleo penetrante/óleo de corte para rosquear
(19) Pedaços de papelão/caixa velha
(20) Calços de madeira
(21) Óculos de segurança/proteção para os olhos
(22) Alicate de ponta fina
(23) Quase esqueci, a broca 31/64 (não vem com o kit helicoidal)
--------------- Instruções detalhadas ----------------
(1) Estacione o carro em uma superfície plana, engrenado.
(2) Afrouxe ligeiramente as porcas das rodas dianteiras
(3) Bloqueie as rodas traseiras, levante a extremidade dianteira do carro, aplique os cavaletes nos locais apropriados. ***Não aplique o freio de emergência, pois você precisará desconectar as mangueiras de freio das pinças e, se o freio de emergência estiver engatado, ele pressurizará o sistema e possivelmente causará vazamento excessivo ao fazê-lo.
(4) Remova as rodas
(5) Desconecte a montagem da mangueira de freio do suporte com um soquete de 12 mm.
(6) Usei um alicate de ponta fina pequeno para apertar a extremidade da mangueira de freio original para que o mínimo de fluido possível escorresse quando a extremidade fosse desconectada. Usei um pouco de papelão ao redor da mangueira de freio e, em seguida, os alicates de ponta fina. Não aperte muito para não danificar a mangueira.

(7) Desconecte a mangueira de freio da parte traseira da pinça soltando o parafuso banjo de 12 mm. Não perca as 2 pequenas arruelas de metal. Uma pequena quantidade de fluido de freio escorrerá. Não deixe isso cair em nada - roupas, tinta, revestimento em pó da pinça. Use um borrifador cheio de água e sabão para borrifar tudo quando os fluidos de freio caírem e, em seguida, limpe com toalhas de papel. Em seguida, cobri o orifício na pinça com um pouco de fita adesiva azul para evitar mais vazamentos.


(8) Solte os dois parafusos de 19 mm que prendem cada pinça Brembo ao cubo. Se seus parafusos estiverem 'congelados' na pinça, será muito difícil removê-los. Você terá a mesma sensação de que está cruzando-os, o que você basicamente está... ou seja, o alumínio que está preso a qualquer parte da rosca dos parafusos está estragando quaisquer boas roscas de alumínio à medida que o parafuso sai. Tive problemas para chegar ao parafuso superior porque as porcas/parafusos que prendiam minha suspensão coilover ao cubo estavam no caminho, então tive que colocar o soquete no parafuso à mão, conectar o adaptador giratório e, em seguida, a chave de soquete/barra de disjuntor/impacto. Tenha cuidado quando os parafusos estiverem quase saindo, a pinça pode cair no chão! Se isso acontecer, diga adeus a essa boa pintura em pó (lascas/escamas). Eu tinha um balde curto virado de cabeça para baixo com um pano em cima pronto atrás do cubo para poder colocá-lo se você precisar.
O MOMENTO DA VERDADE Agora você está pronto para examinar de perto a rosca do orifício de montagem da pinça para ver se você está no clube ou não (espero que não!). Se os parafusos saíram aparentemente normais e sem danos, considere-se sortudo, eles provavelmente estão bem, mas verifique novamente a rosca do orifício da pinça de qualquer maneira. Eu também sugeriria usar um parafuso bom/novo para rosquear/desrosquear para verificar. Eu imaginaria que, se houvesse apenas danos mínimos às roscas, um re-roscador ou perseguidor de roscas poderia ser usado para remodelar quaisquer roscas danificadas. Se as suas estiverem OK, você pode não ler mais; se estiverem estragadas, continue.
Aplique fita azul na superfície frontal da pinça para proteção. Ele estará voltado para baixo na furadeira, sentado em um quadrado de papelão.

(9) Prepare sua furadeira. Certifique-se de que esteja nivelada e que a broca esteja vertical. Isso é extremamente importante para que o orifício que você está alargando não fique inclinado e para que o restante do reparo funcione! Se a perfuração, a rosqueação e a helicoidagem não forem feitas exatamente onde precisam estar, não corresponderão aos orifícios de montagem no cubo.
Usei o nível de um esquadro de moldura combinado para verificar se a mesa da prensa estava nivelada e precisei usar algumas cunhas de madeira sob os pés da prensa para deixar tudo perfeito. Coloquei um pequeno quadrado de papelão na mesa da furadeira para proteger a pinça. Usei um pedaço de madeira 2x4 para ajudar a estabilizar a pinça. Coloque a pinça na posição de perfuração e, em seguida, prenda a pinça. Use também o nível para garantir que a pinça esteja nivelada na furadeira nivelada. Use calços de madeira acima/abaixo do 2x4 ao redor da pinça, conforme necessário.
(10) Gire/abaixe a broca várias vezes para garantir que ela esteja perfurando no centro do orifício com base em onde você a prendeu. Abaixe a broca até o ponto em que ela está mal tocando a pinça e, em seguida, gire a pinça/broca à mão, observando as bordas da broca girarem contra as bordas do orifício da pinça que ela estará alargando para garantir que esteja perfeita. Se parecer bom, você está pronto para perfurar o orifício. Leve o seu tempo e avance/saia várias vezes enquanto trabalha em todo o orifício. Use seus óculos de segurança e sopre as aparas ao passar. O alumínio é macio e a broca deve passar sem problemas.





Imagem das roscas danificadas antes da perfuração:

Depois de perfurar:

(11) Agora você está pronto para rosquear o novo orifício com a rosca incluída. ***Uma ferramenta/torneira não está incluída no kit helicoidal. Acho que um alicate de ponta fina pode ser usado para segurá-lo. Usei minha torneira de outro kit de torneira e matriz que tenho. ***É essencial que o orifício a ser rosqueado seja o mais reto/vertical possível. Leve o seu tempo e recue e observe-o de diferentes ângulos para garantir que pareça reto/vertical. Avance e recue após cada algumas voltas para remover as aparas borrifando com um jato de óleo penetrante ou soprando/escovando. Certifique-se de descer até que as extremidades cônicas da torneira passem (além) da parte inferior do orifício até que a parte regular (larga) da torneira esteja rosqueando a extremidade do orifício. Se você não avançar a parte normal (larga) da torneira o suficiente, não haverá roscas formadas adequadamente para a inserção helicoidal rosquear (não passará). Usei bastante PB blaster para borrifar e lubrificar periodicamente a torneira.

Depois de rosquear:

(12) Limpe o óleo de corte/PB blaster das roscas recém-rosqueadas com um pouco de Simple Green e uma escova de dentes velha. Limpe com uma toalha de papel/pano. Limpe/sopre qualquer água/fiapos residuais. As roscas agora estão bonitas e limpas e prontas para a aplicação do trava-roscas. Aplique algumas gotas de trava-roscas.

(13) Agora você está pronto para instalar o helicoidal. Siga as instruções fornecidas com o kit e o diagrama. O primeiro é um momento ansioso, mas depois o resto corre muito bem. Insira o helicoidal na grande peça de plástico em forma de hexágono longo que chamarei de