IW STi Forum banner

Reparar roscas de montagem da pinça Brembo danificadas/desgastadas com heli-coils!

3 reading
97K views 15 replies 14 participants last post by  NewShockerGuy  
#1 · (Edited)
O seguinte é um guia DIY para reparar roscas danificadas em uma pinça de freio Brembo dianteira no STI.

A Subaru utiliza um parafuso de aço (19 mm) para fixar na pinça de alumínio. Os metais diferentes estão sujeitos à 'corrosão galvânica', onde o alumínio se 'liga' ao aço. Então, quando você for remover esses parafusos, muitas vezes a rosca de alumínio na pinça sai com eles e, pronto, as roscas se foram e você está meio que ferrado (ha). Mas um kit de reparo de rosca helicoidal pode salvar sua pele.

Outra parte do problema pode ser que esses parafusos são frequentemente apertados incorretamente em excesso para 114 pés-lb de torque, enquanto eles só precisam ser fixados em 80 pés-lb.

-------------- Instruções Breves --------------

(1) Estacione o carro, prenda e levante a extremidade dianteira

(2) Remova as rodas dianteiras

(3) Desconecte a mangueira de freio da pinça e remova a pinça

(4) Use o kit helicoidal para reparar/restaurar as roscas danificadas.

(5) Reinstale.

***Optei por instalar mangueiras de freio de aço inoxidável na mesma sessão.

--------------- Ferramentas necessárias ---------------

(1) Furadeira com pinça que aceite uma broca de 31/64.

(2) Kit helicoidal #554412 (kit de reparo de rosca M12 x 1,5 x 18 mm) ***18 mm significa o comprimento das inserções depois de instaladas. Na embalagem, elas têm cerca de 1 cm de comprimento sem instalar.

Image

Image

(3) Macaco, cavaletes, calços de roda.

(4) Chave de soquete.

(5) Soquetes (6 pontos preferenciais): rasos/regulares de 19 mm e 12 mm.

(6) Trava de rosca vermelha Permatex. Isso é vendido na maioria das lojas de automóveis regulares. Existe uma versão de alta temperatura disponível, que é boa para 450F, mas você terá que encontrá-la ou encomendá-la na internet.

(7) ***Opcional*** Chave de impacto - a ar ou elétrica. Só consegui remover os parafusos danificados/travados com meu impacto elétrico. Comprei o meu na harbor freight por cerca de US$ 40.

(8) Barra de disjuntor

(9) Adaptador giratório de soquete

(10) Alicate de ponta fina pequeno x2 (um para segurar o que for, outro para apertar a mangueira de freio).

(11) Borrifador com água e sabão.

(12) Toalhas de papel/panos.

(13) Grampos manuais Irwin quick grip x2 (12 polegadas).

(14) Peça de 1 pé de madeira 2x4.

(15) Fita adesiva azul para pintor.

(16) Simple Green/desengraxante/limpador.

(17) Escova de dentes velha

(18) PB blaster/óleo penetrante/óleo de corte para rosquear

(19) Pedaços de papelão/caixa velha

(20) Calços de madeira

(21) Óculos de segurança/proteção para os olhos

(22) Alicate de ponta fina

(23) Quase esqueci, a broca 31/64 (não vem com o kit helicoidal)

--------------- Instruções detalhadas ----------------

(1) Estacione o carro em uma superfície plana, engrenado.

(2) Afrouxe ligeiramente as porcas das rodas dianteiras

(3) Bloqueie as rodas traseiras, levante a extremidade dianteira do carro, aplique os cavaletes nos locais apropriados. ***Não aplique o freio de emergência, pois você precisará desconectar as mangueiras de freio das pinças e, se o freio de emergência estiver engatado, ele pressurizará o sistema e possivelmente causará vazamento excessivo ao fazê-lo.

(4) Remova as rodas

(5) Desconecte a montagem da mangueira de freio do suporte com um soquete de 12 mm.

(6) Usei um alicate de ponta fina pequeno para apertar a extremidade da mangueira de freio original para que o mínimo de fluido possível escorresse quando a extremidade fosse desconectada. Usei um pouco de papelão ao redor da mangueira de freio e, em seguida, os alicates de ponta fina. Não aperte muito para não danificar a mangueira.

Image

(7) Desconecte a mangueira de freio da parte traseira da pinça soltando o parafuso banjo de 12 mm. Não perca as 2 pequenas arruelas de metal. Uma pequena quantidade de fluido de freio escorrerá. Não deixe isso cair em nada - roupas, tinta, revestimento em pó da pinça. Use um borrifador cheio de água e sabão para borrifar tudo quando os fluidos de freio caírem e, em seguida, limpe com toalhas de papel. Em seguida, cobri o orifício na pinça com um pouco de fita adesiva azul para evitar mais vazamentos.

Image

Image

(8) Solte os dois parafusos de 19 mm que prendem cada pinça Brembo ao cubo. Se seus parafusos estiverem 'congelados' na pinça, será muito difícil removê-los. Você terá a mesma sensação de que está cruzando-os, o que você basicamente está... ou seja, o alumínio que está preso a qualquer parte da rosca dos parafusos está estragando quaisquer boas roscas de alumínio à medida que o parafuso sai. Tive problemas para chegar ao parafuso superior porque as porcas/parafusos que prendiam minha suspensão coilover ao cubo estavam no caminho, então tive que colocar o soquete no parafuso à mão, conectar o adaptador giratório e, em seguida, a chave de soquete/barra de disjuntor/impacto. Tenha cuidado quando os parafusos estiverem quase saindo, a pinça pode cair no chão! Se isso acontecer, diga adeus a essa boa pintura em pó (lascas/escamas). Eu tinha um balde curto virado de cabeça para baixo com um pano em cima pronto atrás do cubo para poder colocá-lo se você precisar.

O MOMENTO DA VERDADE Agora você está pronto para examinar de perto a rosca do orifício de montagem da pinça para ver se você está no clube ou não (espero que não!). Se os parafusos saíram aparentemente normais e sem danos, considere-se sortudo, eles provavelmente estão bem, mas verifique novamente a rosca do orifício da pinça de qualquer maneira. Eu também sugeriria usar um parafuso bom/novo para rosquear/desrosquear para verificar. Eu imaginaria que, se houvesse apenas danos mínimos às roscas, um re-roscador ou perseguidor de roscas poderia ser usado para remodelar quaisquer roscas danificadas. Se as suas estiverem OK, você pode não ler mais; se estiverem estragadas, continue.

Aplique fita azul na superfície frontal da pinça para proteção. Ele estará voltado para baixo na furadeira, sentado em um quadrado de papelão.

Image

(9) Prepare sua furadeira. Certifique-se de que esteja nivelada e que a broca esteja vertical. Isso é extremamente importante para que o orifício que você está alargando não fique inclinado e para que o restante do reparo funcione! Se a perfuração, a rosqueação e a helicoidagem não forem feitas exatamente onde precisam estar, não corresponderão aos orifícios de montagem no cubo.

Usei o nível de um esquadro de moldura combinado para verificar se a mesa da prensa estava nivelada e precisei usar algumas cunhas de madeira sob os pés da prensa para deixar tudo perfeito. Coloquei um pequeno quadrado de papelão na mesa da furadeira para proteger a pinça. Usei um pedaço de madeira 2x4 para ajudar a estabilizar a pinça. Coloque a pinça na posição de perfuração e, em seguida, prenda a pinça. Use também o nível para garantir que a pinça esteja nivelada na furadeira nivelada. Use calços de madeira acima/abaixo do 2x4 ao redor da pinça, conforme necessário.

(10) Gire/abaixe a broca várias vezes para garantir que ela esteja perfurando no centro do orifício com base em onde você a prendeu. Abaixe a broca até o ponto em que ela está mal tocando a pinça e, em seguida, gire a pinça/broca à mão, observando as bordas da broca girarem contra as bordas do orifício da pinça que ela estará alargando para garantir que esteja perfeita. Se parecer bom, você está pronto para perfurar o orifício. Leve o seu tempo e avance/saia várias vezes enquanto trabalha em todo o orifício. Use seus óculos de segurança e sopre as aparas ao passar. O alumínio é macio e a broca deve passar sem problemas.

Image

Image

Image

Image

Image

Imagem das roscas danificadas antes da perfuração:

Image

Depois de perfurar:

Image

(11) Agora você está pronto para rosquear o novo orifício com a rosca incluída. ***Uma ferramenta/torneira não está incluída no kit helicoidal. Acho que um alicate de ponta fina pode ser usado para segurá-lo. Usei minha torneira de outro kit de torneira e matriz que tenho. ***É essencial que o orifício a ser rosqueado seja o mais reto/vertical possível. Leve o seu tempo e recue e observe-o de diferentes ângulos para garantir que pareça reto/vertical. Avance e recue após cada algumas voltas para remover as aparas borrifando com um jato de óleo penetrante ou soprando/escovando. Certifique-se de descer até que as extremidades cônicas da torneira passem (além) da parte inferior do orifício até que a parte regular (larga) da torneira esteja rosqueando a extremidade do orifício. Se você não avançar a parte normal (larga) da torneira o suficiente, não haverá roscas formadas adequadamente para a inserção helicoidal rosquear (não passará). Usei bastante PB blaster para borrifar e lubrificar periodicamente a torneira.

Image

Depois de rosquear:

Image

(12) Limpe o óleo de corte/PB blaster das roscas recém-rosqueadas com um pouco de Simple Green e uma escova de dentes velha. Limpe com uma toalha de papel/pano. Limpe/sopre qualquer água/fiapos residuais. As roscas agora estão bonitas e limpas e prontas para a aplicação do trava-roscas. Aplique algumas gotas de trava-roscas.

Image

(13) Agora você está pronto para instalar o helicoidal. Siga as instruções fornecidas com o kit e o diagrama. O primeiro é um momento ansioso, mas depois o resto corre muito bem. Insira o helicoidal na grande peça de plástico em forma de hexágono longo que chamarei de

This post has been deleted
#5 ·
#4 ·
Obrigado por postar estas instruções!

Acabei de instalar um helicoil em uma das minhas pinças traseiras.

Usei este kit helicoil:

Helicoil 5546-10 M10x1.5
Então, adotei uma abordagem diferente da sugerida aqui para esquadrar a pinça para perfuração.

Depois de lutar com algumas gabaritos de madeira diferentes, desisti e praticamente envolvi a pinça em alguns sacos plásticos e depois coloquei-a em uma pequena caixa de papelão, e então enchi a caixa com espuma expansiva "Great Stuff", enquanto segurava a pinça em esquadro usando a furadeira de bancada.

Isso resultou em uma pinça embutida em espuma em grande parte rígida em uma pequena caixa de papelão, que agora era fácil de segurar no lugar para que eu pudesse perfurá-la.

A espuma expansiva Great Stuff é normalmente usada para selar lacunas e rachaduras em edifícios - eu a uso para fazer moldes de coisas para projetos de arte há algum tempo. As principais coisas a saber sobre o trabalho com espuma expansiva são:

1 - É extremamente pegajosa - se você colocar em si mesmo ou em outras coisas, ela grudará como louca - gasolina e coisas como limpador de freio a removerão. (Dica profissional... não coloque no cabelo ou em seus animais de estimação!)
2 - Ela se expandirá lentamente e se expandirá maior do que você pensa - use-a com moderação ou você descobrirá que tem espuma transbordando por toda parte!
3 - Não coloque muito espessa, faça camadas de 3/4" ou camadas únicas separadas por alguns minutos com um pouco de água - isso fará com que ela cure mais rápido
4 - Em caso de dúvida, faça uma camada de cada vez até encher a caixa de papelão - espere cerca de 15 minutos entre as camadas.
5 - Quanto e quão rápido ela se expande depende da temperatura.
6 - Se você colocar a espuma muito espessa, ela nunca secará, então uma camada de cada vez, com um pouco de água.

** Isso tem o potencial de ser uma bagunça extrema - então você pode querer praticar com uma caixa vazia primeiro para ter uma ideia de como trabalhar com espuma expansiva. **

**Eu só recomendaria este método se nenhum outro método adequado para segurar a pinça em esquadro puder ser encontrado!! - a espuma não é completamente rígida - ela tem alguma flexibilidade - mas ela manterá a pinça no lugar - então é possível que a pinça se torne não quadrada - se muita força for aplicada durante a perfuração da pinça**

Você precisará:
- luvas de borracha/látex
- limpador de freio / gasolina (algum solvente)
- Espuma expansiva Great Stuff na lata vermelha (da Lowes ou Home Depot)
- Sacos plásticos (sem furos !!) grandes o suficiente para conter a pinça
- Fita adesiva
- Uma pequena caixa de papelão que seja grande o suficiente para colocar a pinça, ajudará se você puder garantir que ela seja profunda o suficiente para que a espuma não transborde facilmente das bordas.

Aqui está como eu fiz:
1. Pegue um pouco de "Espuma Expansiva Great Stuff" da Home Depot ou Lowes (peguei a da lata vermelha para lacunas e rachaduras

2. Encontre uma pequena caixa de papelão grande o suficiente para conter a pinça, mas também bastante profunda, para que, quando a espuma se expandir, ela não transborde para o chão.

3. Inspecione e sele as costuras na parte inferior da caixa - você quer que a espuma permaneça na caixa e não vaze.

4. Descubra alguma forma de esquadrar a pinça em sua furadeira de bancada - minha pinça ainda tinha roscas suficientes para rosquear um macho nela e, em seguida, apertar o macho no mandril da furadeira de bancada - praticamente suspendendo a pinça do mandril da furadeira de bancada.

5. Usando um borrifador cheio de água, borrife suavemente o interior da caixa com água (a espuma cura mais rapidamente se você usar água)

6. Enrole a pinça e a furadeira de bancada em sacos plásticos (certifique-se de que os sacos plásticos não tenham vazamentos) - cole-os com fita adesiva para que a espuma não vaze na furadeira de bancada ou na pinça. No meu caso, eu tinha os sacos plásticos cobrindo a pinça e subindo na cabeça da furadeira de bancada, eu colei os sacos plásticos firmemente ao redor da furadeira de bancada. O objetivo é que a espuma expansiva nunca entre em contato com os pedaços de metal da furadeira de bancada ou da pinça diretamente.

** Você deve presumir que tudo o que a espuma expansiva tocar também grudará, por isso é fundamental que a espuma expansiva não entre em contato com nada que não seja descartável !! - Lembre-se de usar luvas de borracha, fazer isso ao ar livre e ter boa ventilação*.

7. Borrife uniformemente cerca de 3/4" de polegada ou uma camada de espuma no fundo da caixa - use-a com moderação, eu fiz um padrão em zigue-zague de uma camada de espuma no fundo da caixa - com espuma expansiva, menos é mais.

8. Usando o suporte da furadeira de bancada para apoiar a caixa de papelão, levante-a para que a pinça esteja agora sentada na camada de espuma expansiva que você espalhou no fundo da caixa. Eu propositalmente empurrei a pinça para que ela entrasse em contato com o fundo da caixa de papelão.

9. Borrife mais duas camadas (3/4" de espessura) de espuma expansiva ao redor da pinça para que, uma vez expandida, a espuma mantenha a pinça no lugar, borrifando com água entre as camadas. (Quando terminei, a espuma havia se expandido para cerca de 2" acima da pinça, mas não transbordou da caixa de papelão).

10. Dependendo da temperatura, levará algumas horas para que a espuma se expanda totalmente, não deixe a espuma sozinha até ter certeza de que ela se expandiu totalmente - ou então você pode voltar para uma furadeira de bancada que está embutida em espuma.

11. Espere 24 horas

12. Usando uma lâmina de barbear, corte o excesso de espuma que o impediria de perfurar a pinça, no meu caso, eu praticamente cortei ao redor da caixa de papelão expondo a parte superior da pinça.

13. Recentralize e verifique o alinhamento da pinça e da furadeira de bancada

14. Perfure lenta e suavemente o novo furo para o helicoil - a espuma tem alguma flexibilidade, então não aplique muita pressão, ou então você não conseguirá mantê-lo em esquadro.

15. Depois de perfurado, você pode simplesmente puxar a pinça do molde de espuma expansiva que você fez.

Attachments

#7 ·
17/8: limpo.

#9 ·
Eu preferiria pecar por excesso de cautela, como o OP indicou. Se você não tiver uma furadeira vertical disponível, sugiro levar estas instruções a uma oficina mecânica decente. Segui as instruções à risca e a solução funcionou. O pacote Heli Coil é bastante caro, mas muito mais barato do que pagar por uma pinça de substituição OE.

Com as ferramentas certas e um pouco de paciência, esta solução é sólida. Não tome um atalho.

(9) Configure sua furadeira. Certifique-se de que está nivelada e que a broca está em prumo. Isso é extremamente importante para que o furo que você está alargando não fique torto e para que o restante do reparo funcione! Se a perfuração, a rosqueação e a helicoilagem não forem feitas exatamente onde precisam estar, não corresponderão aos orifícios de montagem no munhão.

#14 ·
Eu também acabei de fazer isso. Obrigado pela ótima explicação.

Eu pulei a etapa de perfuração depois que um técnico da Subaru me disse para não me incomodar. Na minha experiência limitada, se você estiver batendo manualmente, ele naturalmente seguirá o caminho de menor resistência e se endireitará se você for lento e constante. Mas isso sou só eu... faça por sua conta e risco...

Além disso, fiquei surpreso com a facilidade com que foi bater nas pinças à mão...

#16 · (Edited)
Estou confuso.

O kit Helicoil que é recomendado para as pinças dianteiras é:

Helicoil 5546-10 M10x1.5

Mas o kit Time Cert é: M12x1.5

Para não parecer um idiota, mas o que é necessário para um brembo dianteiro STi 2005? Eu tive um parafuso quebrado que se partiu na pinça.

Eu também não sei os tamanhos para a pinça traseira, pois um parafuso também quebrou nela. Também gostaria de usar o kit Time-Sert para a traseira.

EDIT:

Eu preferiria ir com o kit Time-Sert agora lendo sobre ele. Parece muito melhor.

Qual é o tamanho do parafuso da pinça traseira brembo? Acho que encontrei, mas não tenho certeza de 100%.
M8 x 1,25 mm?
Este seria o kit Time-Sert para a traseira?
Amazon.com: Time-Sert M8x1.25 thread repair kit #1812 by TIME-SERT: Automotive

-Nigel