IW STi Forum banner

Como Modificar a Suspensão do Seu GR STi

91K views 200 replies 45 participants last post by  KManZ  
#1 ·
Esta publicação tem como objetivo ajudar qualquer pessoa que esteja a ponderar modificações de suspensão no seu STi, especialmente no STi GR, do qual tenho um, um hatch de 2013. Os GRs começaram a vida como bolas de porco frágeis e com pouca potência, o oposto da alegria derivada da experiência de condução intuitiva dos STis da geração GD, que pareciam explodir com um entusiasmo para ir rápido e ser bom nisso. Embora os GRs tenham tempos de volta mais rápidos do que os GDs anteriores e os GRs de 2011+ se sintam melhores no limite do que muitos carros de fábrica, como os BMW 335 ou os Infiniti G37, eles ainda sofrem de um chassis que é instável e sobreviragem quando não se quer, enquanto trava, mas subvira com potência. Ter que deslizar a traseira ao travar (rápido) e afrouxar o acelerador para estabilizar a traseira em vez de rodá-la (lento) é muito pouco intuitivo e, acima de tudo, não é divertido de conduzir. O rolamento da carroceria e a sensação vaga na direção em comparação com o que poderia ser também tornam o ataque a estradas secundárias, autocrosses ou dias de pista muito menos divertido do que os seus irmãos GD. Se a Subaru tivesse cobrado mais 5 mil dólares pelo GR STi e incluído tudo mais rígido com amortecedores tipo coilover, e tivesse uma afinação de fábrica semelhante à dos GDs, capaz de atingir velocidades de armadilha de 167 km/h, então os proprietários de GR poderiam ir para casa com calças e bolsos cheios de esperma, er, hum, Viagra.

Se alguma vez se sentiu desapontado com o seu GR STi, desejando aquelas felizes memórias de conduzir um GD STi que lhe dava a sensação de um entusiasmo tão grande nas curvas, não procure mais. Existem alguns cartazes que são bem respeitados porque sabem tudo sobre configurações de alta potência, deixe-me ser o seu guia através do mesmo processo através das curvas da modificação da suspensão porque eu fiz isso.

Eu costumo andar de pista e autocross com o meu STi e fiz a maioria das modificações de suspensão, brincando com diferentes configurações. O ponto mais importante a reter com a suspensão é que os tempos de atraso da sua afinação são muito maiores, assim como o trabalho. Por outras palavras, se colocar potência ou parafusos relacionados com o motor, tudo o que precisa são algumas corridas na rua ou no dinamómetro, e no máximo em algumas horas nas mãos de um afinador capaz, o seu carro estará pronto para carregar com força, funcionar de forma mais suave e partir o pescoço com mais força do que antes, fácil, fácil, fácil. Não é assim com a suspensão, onde tudo tem de ser planeado e alterado em uníssono, ou o carro simplesmente não terá o mesmo comportamento de antes.

Todos sabemos que quer fazer coisas como melhorar a entrada em curva, diminuir a subviragem, permitir a sobreviragem controlável, aumentando o limite apenas para tentar estas coisas com o que parecem ser simples parafusos, e o carro parece bom até um certo ponto, até que se desfaça, talvez no autocross ou na sua estrada favorita. As probabilidades são de que apenas colocar peças a pensar que mais rígido aqui ou ali ou em todo o lado é melhor pode levar a uma falsa sensação de segurança. Uma barra estabilizadora traseira pode enganá-lo, fazendo-o pensar que curou a subviragem do seu STi até ter que desviar para evitar uma criança a perseguir a sua bola quando o seu carro começa a fazer 720s sem sequer tirar o pé do acelerador quando imagina o quão ardentemente o seu para-choques traseiro quer empinar um poste de telefone. Portanto, uma configuração aparentemente boa que não é planeada corretamente tem, na verdade, um limite inferior ao do stock e desfaz-se quando é forçada.

Então, volta-se à prancheta de desenho para ter que ajustar peças, alterar o alinhamento, comprar peças novas e fica-se louco porque mesmo mudar uma configuração da barra estabilizadora leva quase tanto tempo quanto leva para afinar um carro. Pagar para jogar é a palavra com as modificações de potência, tem de pagar quando parte um anel, granada o seu motor e roda um rolamento. Pagar para jogar com a suspensão é diferente, tem de estar disposto a comprar todas as modificações de apoio, buchas, amortecedores, barra estabilizadora e estar disposto a pagar por vários alinhamentos ou reinstalações se não conseguir trocar algumas peças sozinho. Não é barato, por outro lado, muitos dos problemas de manuseamento do STi, particularmente para um carro de rua, podem ser melhorados sem sequer atualizar um único componente da suspensão.

Por outro lado, se estiver disposto a manter o curso, então, ao lançar as bases para uma boa condução e uma transmissão e chassis responsivos, está a obter o melhor retorno do seu investimento pelo que gastou, criando a configuração mais fiável, tirando o máximo proveito de tudo e sendo o mais seguro possível.

Fase 0: A Modificação do Condutor

Embora a modificação seja tão divertida porque pensa que tudo pode ser melhorado com a modificação, na realidade, o STi GR de série, pela sua atitude e comportamento dececionantes em comparação com o seu antecessor, ainda pode ser conduzido de forma bastante rápida por um condutor experiente. Os GRs anteriores eram meio chatos, no entanto. De qualquer forma, desde que o design não seja defeituoso (o que você, o modificador, pode criar muito facilmente por uma configuração mal afinada descrita acima!), quaisquer inadequações de manuseamento percebidas de quaisquer veículos construídos de forma razoável podem ser superadas até certo ponto pelo estilo de condução. A subviragem pode ser eliminada ou a sobreviragem pode ser induzida no momento certo, mas evitada no momento errado, simplesmente sendo suave com as entradas de controlo. A condução de alto desempenho está além do âmbito deste ensaio, mas é a base sobre a qual toda a diversão de condução é construída, sem a qual você pode muito bem se relegar à parte do Dentista morto de "Dentist Killer", como os antigos Porsche 930 Turbo eram chamados.

A maioria da educação de condução de alto desempenho acontece em escolas de condução, que podem ser extremamente caras, ou através de clubes de carros ou condutores como SCCA, NASA, Hooked on Driving, SCDA, BMW CCA, PCA e outros. Ou comece pequeno, inscrevendo-se em autocrosses locais. Algumas pistas têm os seus próprios autocrosses e patrocinam eventos educacionais como o Open Autocross do Lime Rock Park. Outras escolas de condução podem patrocinar o seu próprio autocross, como a Advanced Driving & Security Inc HPDS. Vá em frente e inscreva-se num dia de pista ou num evento de desportos motorizados instrutivo, obtenha alguma educação e aprenda a maximizar as capacidades de manuseamento do seu carro na suspensão de série com pneus de rua. Estas habilidades vão mantê-lo fora de problemas, adquirindo a arte da finesse, para que acontecimentos indesejáveis sejam menos propensos a ocorrer durante a condução, porque você sabe antecipar problemas e evitá-los. Estas habilidades educacionais tornam a condução mais divertida, para que você não se choque sempre contra a parede da subviragem com o espectro sempre presente da sobreviragem repentina à espreita para atacar a qualquer momento. Só isso melhorará a sua experiência de condução ao ponto de poder tornar quase qualquer carro divertido, não apenas aqueles em que pode pisar o acelerador e fazer a traseira fazer piruetas de potência.

Estou agora pronto para me qualificar como a declaração menos divertida já feita no iwsti: assim que tiver dominado o potencial de manuseamento do seu Subaru, medido pela ocorrência de que qualquer outro condutor que você considere muito experiente não consegue obter um tempo significativamente mais rápido do que o seu, então você pode modificar. Triste, mas verdade. Volte depois de alguns dias de pista e, se voltar para casa a pensar que precisa de corrigir um traço de manuseamento do carro de série com algumas modificações, volte a este ensaio apenas quando começar a ficar mais rápido do que outros condutores.
 
#96 · (Edited)
.
3. Suporte da transmissão que também pode reduzir a subviragem e aumentar a capacidade de resposta da direção, mas também melhorar a sensação e a ação da mudança de marchas.
Embora esta seja uma boa atualização, ela realmente não vai fazer nada perceptível no departamento de subviragem. Se você quer que a transmissão se mova um pouco menos, isso junto com um pitchstop, suportes do motor e buchas de suporte da caixa de câmbio é uma ótima modificação, mas se você quer menos subviragem, ficará bastante decepcionado, pois não tem basicamente nada a ver com o quão neutro o carro é. Se você quer menos subviragem, pegue uma barra traseira mais rígida ou alguns coilovers com molas traseiras rígidas ou ambos.

.
5. Buchas da articulação de mudança de marchas fazem o carro parecer um RWD com a alavanca de câmbio girando diretamente as marchas como uma picape RWD ou um carro esportivo de verdade
Na minha opinião, uma atualização da bucha da articulação de mudança de marchas não faz com que a alavanca de câmbio pareça com uma alavanca de câmbio tradicional. Apenas a torna uma alavanca de câmbio melhor. Se um carro é RWD ou AWD também não tem nada a ver com o fato de ele usar ou não uma alavanca de câmbio de articulação. Um Porsche 911, juntamente com muitos supercarros com motor central, são "verdadeiros carros esportivos" que são RWD e usam alavancas de câmbio de articulação, assim como um STi.

Obrigado,
Geoff
 
#11 ·
Estou agora pronto para me qualificar como a declaração menos divertida já feita no iwsti: assim que você dominar o potencial de manuseio do seu Subaru, medido pela ocorrência de que qualquer outro motorista que você considere muito habilidoso não pode obter um tempo significativamente mais rápido do que o seu, então você pode modificar. Triste, mas verdade. Volte depois de alguns dias de pista, e se você voltar para casa pensando que precisa consertar um traço de manuseio do carro original com algumas modificações, só volte a este ensaio quando começar a ficar mais rápido do que outros motoristas.
Isso me lembra uma ótima discussão que tive com um colega de pista com um 997 GT2. Havia outro cara passando por sua lista ridícula de modificações em seu Hyundai Genesis - tudo, desde um para-choque dianteiro (feio, se você me perguntar) até sua escolha de BOV. O cara do GT2 pergunta - existe outro motorista que pode postar um tempo mais rápido do que você em seu carro original? Se sim, você ainda não atingiu o limite absoluto do potencial do seu carro. Se você ainda não atingiu a "parede" limite do seu carro, por que modificá-lo?É um argumento muito esclarecedor (que a maioria de nós provavelmente não segue). :)Eu amo tudo sobre este tópico, estou ansioso por isso.
 
#18 · (Edited)
Existe outro piloto que possa fazer um tempo mais rápido do que você em seu carro original? Se sim, você ainda não atingiu o limite absoluto de potencial do seu carro. Se você ainda não atingiu o "muro" limite do seu carro, por que modificá-lo?

É um argumento muito esclarecedor (que a maioria de nós provavelmente não segue). :)

Eu adoro tudo sobre este tópico, estou ansioso por ele.
Então, apenas o piloto mais rápido na pista pode modificar, hein?

Argumentos bobos.


P.S.: Perdi tudo sobre "Como Modificar a Suspensão do Seu GR STi".
 
owns 2020 Subaru STI
#17 ·
Eu adoraria ter dinheiro e tempo suficientes em uma pista para me tornar um piloto de elite. Só que não está nos planos agora. Mesmo assim, tendo tido empregos dirigindo para viver, tenho um pouco de experiência ao volante. Estou ciente das modificações de desempenho no meu carro. Cada mudança que fiz com efeito específico desejado. De um alinhamento decente a pneus melhores. Muita da minha pesquisa fiz aqui quando faço planos de mudanças.

Imagino que muitos stis não vejam muito tempo de pista, se é que veem algum, que tenham modificações malucas. Espero ir a alguns eventos este ano. Não muda meu desejo de fazer meu carro ter um desempenho melhor. Ou que eu não perceba ou seja capaz de utilizar quaisquer modificações.

Posso apreciar que existe uma diferença entre um carro de corrida e um carro do dia a dia. Mas nossos carros vivem em ambos os mundos. É por isso que os temos. Há muita informação para ambos os mundos aqui, até mesmo para alguns caras de stance.

Cada um desses tópicos pode ser seu próprio tópico que pode coletar discussões. Sejam peças, propósito, preço, procedimento. Lendo as experiências não apenas de pilotos de corrida, mas de caras que colocam suas famílias e amigos em seus carros. E os caras que os batem e colocam aparelhos de som. Eu gosto de aparelhos de som. Os fóruns de motores têm tópicos fixos para tudo sob o capô. A discussão sobre a aplicação de peças me ajudou a fazer meu plano. Comprar peças para um propósito, seja qual for.

Espero estudar tudo isso de qualquer maneira e, com sorte, poder ajudar outras pessoas.
 
#26 ·
Eu enfatizaria a técnica em vez das modificações, porque a técnica permitirá que você aproveite ao máximo as modificações.

Além disso, a maioria das modificações realmente diminuirá seus G's laterais. As barras estabilizadoras parecem populares, mas 99% das configurações de barras estabilizadoras farão com que o carro perca a tração mais cedo do que o original, o que diminui a velocidade nas curvas. É uma solução barata e fácil para tornar o carro mais responsivo e com uma sensação mais exótica do que o original, mas os limites de curva são realmente prejudicados e essa foi minha experiência até que comecei a analisar um pouco mais a fundo.

Se alguém não tiver a capacidade de atenção para ler essas postagens longas, então essa pessoa não tem a paciência e a capacidade de atenção para modificar a suspensão, ponto.

Mas no cerne de tudo está um bom motorista. Um bom motorista com muitos HPDE em um Mazda 3 pode ultrapassar maus motoristas em seus 911s no dia da pista ou enterrá-los no Autocross. Eu vi isso inúmeras vezes. Molas antes das barras estabilizadoras, dia de pista antes das modificações, etc.
 
#29 · (Edited)
Estamos fora do tópico, mas eu comecei e ia adicionar ao meu post anterior que, na escalada, ficar mais forte permite apenas pequenos ganhos porque, para pessoas em forma, ficar mais forte significa ganhar massa muscular, o que implica ganhar peso. Como na condução, a técnica leva você mais longe. Também como na condução, pessoas sérias trabalham em todas as limitações que podem ter.

Para sua informação: eu como de forma bastante saudável. A dieta é uma das coisas que pode ser um fator limitante que eu posso controlar :)

De volta ao seu canal regularmente agendado
 
owns 2020 Subaru STI